Mineração, Meio Ambiente, Sociedade

MG

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - "DA MORTE A DENTRO" - MG
VEJAM O QUE VIROU A SERRA DA FERRUGEM
E ISSO É SÓ A PLANTA DE BENEFICIAMENTO.
A mina vai ter 26 KM de extensão."

Em breve, a Vale poderá explorar minério na região de nascentes que abastecem a RMBH, caso a atual proposta de criação de um parque Nacional da Serra do Gandarela com mineradoras seja aprovada.

Mais de 60 cavernas e 49 nascentes poderão ser destruídas pelo projeto Mina Apolo da Vale, além de rios, cachoeiras e rica biodiversidade.

Escreva para o ICMBio e peça a urgente criação de um Parque Nacional da Serra do Gandarela com 38 mil hectares, sem a Mina Apolo da Vale e outras mineradoras:

A Serra do Gandarela, considerada a caixa dágua de Minas Gerais, também está ameaçada pela mineração.
Em breve, a Vale poderá explorar minério na região de nascentes que abastecem a RMBH, se a atual proposta de criação de um parque Nacional de 35 mil hectares com mineradoras for adiante.
Vamos impedir que isso aconteça.
Saibam mais:
              ~    ~    ~    ~    ~    ~   ~   ~   ~
RJ - Rio de Janeiro - Sepetiba
Poluição da ThyssenKrupp em Sepetiba causa indignação

A siderúrgica geraria milhares de empregos e transformaria o país "na quarta economia mundial", como dissera o então presidente, Luís Inácio Lula da Silva, durante a inauguração da subsidiária da ThyssenKrupp, Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em 2010. No entanto, o resultado do investimento não saiu como esperado. E a siderúrgica na Baía de Sepetiba se transformou em alvo de críticas de ambientalistas e profissionais da saúde.

Katja Maurer, da organização Medico International contou à DW que "acidentes e contaminações aconteceram durante a construção e continuam acontecendo frequentemente durante a manutenção da indústria. Porém, a sucursal brasileira nega continuamente esses fatos."

A organização de ajuda alemã acusa a CSA de seguir "uma política de minimização" dos supostos danos ambientais e prejuízos à saúde de moradores da região. Milhares de pescadores exigem indenizações.
Segundo eles, a construção e os trabalhos de escavação na baía contaminaram com o solo com metais pesados, e a vegetação do mangue foi destruída.

veja mais:

matéria completa:
Poluição da ThyssenKrupp em Sepetiba causa indignação na Alemanha

relacionada:
Chuva de prata na Baía de Sepetiba
Quando foi inaugurada a siderúrgica da ThyssenKrupp no Rio de Janeiro foi saudada como uma benção pelos moradores. Hoje muitos a apontam como causa de alergias e doenças.
              ~    ~    ~    ~    ~    ~   ~   ~   ~

Argentina - Neuquén
(valendo pelo exemplo)

Por meio de referendo, população consegue impedir mineração a céu aberto em Neuquén

A população de Loncopué, em Neuquén, na Argentina, alcançou uma importante vitória nesta semana. Durante um plebiscito vinculante realizado no domingo (3), a população disse não à mineração a céu aberto, impediu o acúmulo de explosivos e a manutenção de um mineroduto nos oito mil hectares de jurisdição de Loncopué.

70% da população apta a votar foi às urnas. Destas, 85% (2.125) disseram não à exploração mineira em grande escala contra 15% (318), comprovando o intenso apoio ao Decreto 1054/12, que impede a exploração mineira na área urbana. Bastava apenas que 540 votantes apoiassem o Projeto de Iniciativa Popular para que os projetos de megamineração fossem definitivamente removidos e outros impedidos de se instalar na região.
A votação transcorreu com normalidade. O clima só mudou depois da divulgação do resultado do plebiscito. Para comemorar, a população organizou uma festa.
Com este resultado, não será permitida a instalação de projetos mineiros na região e será barrado o projeto de exploração de cobre em Campana Mahuida.

“Ganhou o povo, que decidiu eleger seu futuro. E esse futuro diz não à megamineração, diz não às patotas do Governo, diz sim à vida”, comemorou Viviana Vaca, integrante da Assembleia de Vizinhos Autoconvocados de Loncopué (Aval) em entrevista ao veículo de comunicação lavaca.org.
O resultado desagradou o Movimento Popular Neuquino (MPN), que está à frente do governo. Há mais de um ano o MPN tentava impedir a realização do plebiscito. A última cartada foi dada pela Corporação Mineira de Neuquén (Cormine), que representa o governo provincial. O Cormine entrou com um recurso no Tribunal Superior de Justiça (TSJ) da Argentina pedindo o cancelamento do referendo.
Apesar da pressão política contra a realização do pleito, as organizações populares e os povos Mapuche da comunidade de Mellao Morales, principais defensores da iniciativa, saíram vitoriosos na batalha. Quem também apoiou o direito de escolha dos neuquinos foi o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel; a intendente Marita Villone, do (MPN); e os conselheiros kirchneristas Gerald Nisembaum e Carlos Camargo, que decidiram contrariar a orientação do Movimento Popular Neuquino.
A população de Loncopué está fazendo história nas lutas contra a megamineração. As organizações populares locais, em duas outras ocasiões, conseguiram impedir a instalação de mineradoras. A primeira a ser banida foi a canadiense Golden Peaks e a segunda foi a chinesa Metallurgic Construction Corporation (MCC).


              ~    ~    ~    ~    ~    ~   ~   ~   ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário