28 de set. de 2012

XÔ MINERADORAS

O Movimento XÔ MINERADORAS surgiu expontaneamente, em setembro de 2012, na Estância Hidromineral de Águas da Prata, como resposta à notícia de que duas grandes empresas de mineração haviam conseguido lincensa para operar no município, extraindo milhares de toneladas de minério de alumínio (bauxita) numa área de dezenas de hectares, em plena área de preservação permanente de Mata Atlântica!

Desde seus primeiros dias, o movimento contou com o engajamento, indignado, de membros da sociedade civil e de representantes dos poderes Executivo e Legislativo. O impacto inicial, causado pela notícia foi tão grande, que o alarde foi ouvido mundo afora, e ambientalistas e cidadãos comuns de outras partes do país, bem como da Europa e Ásia, também manifestaram seu apoio à causa, e compartilharam em suas redes sociais nosso grito: “- Xô MINERADORAS!!”

Ao alarde inicial, seguiram-se pesquisas emergenciais, e constatou-se a existência de QUATORZE PEDIDOS DE LAVRA, isto é, quatorze processos pró-mineração, em andamento, esperando apenas alguns alvarás e licensas para passarem de projeto a realidade.
E não se iludam: é uma dezena de funcionários, para dezenas de hectares de terra, onde máquinas enormes extraem milhares de toneladas que embarcam de trem para esse mundão 'véio sem porteira'... São milhões de litros de água utilizados nos processos, quantidades absurdas de poluentes emitidos, montanhas inteiras que são destruídas, remexidas e transportadas, diversas espécies de animais silvestres que se extinguem nas regiões de mineração, e que NÃO VOLTARÃO DEPOIS, décadas após terminadas tais explorações etc... Enfim, são incalculáveis danos ambientais que não serão JAMAIS “recompostos”, “ressarcidos”...

A despeito de todo o discurso mantido pelos técnicos destas empresas, baseado em conceitos como “recuperação de ecossistemas”, “compensação sócio-ambiental” etc, o que a realidade dos fatos aponta, quando observamos locais onde este tipo de atividade “prosperou” ou “prospera”, é que existem bens e riquezas que não podem ser recompostos uma vez alteradas as suas próprias bases fundantes e/ou constituintes... Não basta plantar um bosque de araucárias depois que você secou todas as minas e nascentes de toda uma antiga área verde; não basta uma monocultura florestal um século depois de toda a vida selvagem ter sido suprimida de uma antiga área florestal; não basta criar um parque verde pra população passar o domingo, depois que você contaminou as águas profundas que fazem jorrar as águas curativas que caracterizam a principal riqueza dos moradores e amigos de Águas da Prata

Por estes e muitos outros motivos, nós todos dizemos:
- XÔ MINERADORAS!!! ÁGUAS DA PRATA NÃO É O SEU LUGAR!!!
fonte:
página oficial do movimento XÔ MINERADORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário