22 de out. de 2012

Queremos água ou mineração? Vida ou degradação?" Entrevista especial com Ruben Siqueira


 Entrevista de Ruben Siqueira,  representante da Comissão Pastoral da Terra -Bahia,
para o Instituto Humanitas Unisinos.

Rubens Siqueira comenta as condições de transposição do Rio São Francisco e, em especial,
os problemas decorrentes da mineração ao largo do Rio São Francisco e na Serra do Curral, vizinha a Belo Horizonte.


As questões são aquelas sempre próximas à atividade de mineração:
- poluição das águas por rejeitos;
- degradação do solo;
- desmatamento;
- a dificuldade em descartar os rejeitos que se acumulam;
- condições insalubres de trabalho, etc.

Atenção para a atuação da Votorantim na região de Três Marias e Vazante (MG), leia trechos da entrevista:

 IHU On-Line – Um estudo revelou que na região de Três Marias-MG, o rio São Francisco foi contaminado por metais pesados. Como esses metais chegaram ao rio?

Nas barrancas do São Francisco em Três Marias, logo que criou-se a hidrelétrica, instalou-se também a Votorantim Metais para processar o zinco que vem na bacia do rio na região de Vazante.

Por muito tempo, os rejeitos desse processo caíram diretamente no São Francisco. Depois, fizeram uma barragem de rejeitos de cobre também no Velho Chico e, na década passada, começaram a aparecer peixes grandes, como o Surubim, morrendo em função do acúmulo desse lixo de mineração.
Estudos identificaram presença de chumbo, cádmio e outros metais pesados nas vísceras desses peixes.
A empresa tentou se defender, apresentar contralaudos e mobilizar sua força sobre poder público e junto à sociedade da região. Boa parte da população de Três Marias depende dessa que é a principal atividade econômica do município.

...

IHU On-Line – Quem é o maior beneficiado com a extração desse minério?

É a Votorantim Metais. Ela se instalou lá há bastante tempo e possui tecnologia defasada para extração desse minério. Eles já refizeram a barragem de rejeitos, levaram para outro local com tecnologia mais avançada que impeça a circulação desse lixo. O problema, todavia, continua.

O passivo socioambiental está instalado; a empresa nunca pagou qualquer multa ou ressarciu as pessoas que sofreram com essa poluição. Pelos padrões atuais, ela tem que sair daquela região. É inadmissível mais uma empresa com esse poder de poluição na beira de um rio com a dimensão do São Francisco.

IHU On-Line – Como essa empresa faz a extração dos minérios?

O trabalho de extração não fica em Três Marias, fica em Vazante-MG, que também faz parte também da bacia do rio São Francisco. A cidade já sofreu com o aumento da população que veio de fora atraída tanto pela construção da barragem quanto pela implementação da Votorantim.

A expansão da mineração, devido à demanda internacional por minérios, é que tem gerado uma explosão de mineradoras sem que os cuidados ambientais estejam sendo considerados.
A qualidade da água na bacia do rio São Francisco está sempre com dificuldades de melhoria e isso tem a ver com essa expansão. Os focos de contaminação das águas, a degradação do solo, o desmatamento, a dificuldade em descartar os rejeitos que se acumulam são problemas ligados à mineração.


veja entrevista completa:
http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/41742-queremos-agua-ou-mineracao-vida-ou-degradacao-entrevista-
especial-com-ruben-siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário